Jovens da IQC



PARE!

O que esta placa, numa esquina, indica ao motorista? Parece óbvio, mas não é assim tanto. Observa o nosso trânsito e vais ver que, em grande parte dos casos, ela quer dizer, “conduz devagar”, ou  “dá uma olhadela e carrega no acelerador”. Por outro lado, se tu tiveres a oportunidade de observar a mesma situação em outros países, verás que, para quase todos os motoristas, “pare”, quer dizer, “pare mesmo”.

“Mas isso é ir muito ao pormenor”, alguém dirá. Tudo bem, pode ser. Mas esta ilustração serve para reflectir sobre o facto de que não é raro criarmos novas leis, leis pessoais, para enfrentarmos as leis reais do nosso país. Uma delas, é a lei dos impostos. “Pague impostos”, em muitos casos, quer dizer, “pague um pouco”, “vê lá o que vais pagar”, ou ainda, ”para que vou pagar, se muitos roubam? O negócio é ocultar”. Um argumento de quem procura seguir a lei, mas acha difícil, é também “se eu pagar todos os impostos, não sobrevivo”.

Por mais difícil que o assunto seja, o texto de Romanos, capítulo 13, versículo 7  não poderia ser mais claro: “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra”. Uma vez que, como cristãos, seguimos a Palavra de Deus, e ela nos recomenda obedecer às autoridades, inclusive pagar os impostos, já sabemos qual é nosso compromisso como cidadãos cristãos.

Existem vários argumentos a favor da sonegação parcial, quase-parcial ou opcional, e eles podem até ter a sua razão no nosso contexto social e económico. Mas não nos podemos esquecer de que Cristo nos livrou da dívida maior, pagando a nossa salvação na cruz e no túmulo vazio, para vivermos uma vida diferente do que as pessoas ao nosso redor nos pressionam a fazer. Fomos chamados para sermos sal da terra e luz do mundo.

É difícil? Bastante. Mantermo-nos correctos num mundo de dificuldades às vezes é semelhante a, com um carro básico, tentar competir com um carro de corrida. Mas, com a força que Deus nos dá, vale a pena tentar viver com rectificação. Isso faz diferença.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: