Jovens da IQC



As Duas Moscas

Parte 1

Certa vez duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente, assim, logo ao cair no leite  nadou até à borda do copo,mas como a superfície era muito lisa ela tinha as suas asas molhadas e não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e afundou-se.

A sua companheirao, apesar de não ser tão forte era tenaz, continuou a debater, a debater e a debater por tanto tempo, que aos poucos o leite à sua volta, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca conseguiu, com muito esforço, subir e  levantar vôo para um lugar seguro.

Durante  vários anos, ouvi esta primeira parte da história como um elogio à persistência, que, sem dúvida, é um hábito que nos leva ao sucesso, no entanto…

Parte 2

Tempos depois a mosca, por descuido ou acidente, caiu novamente no copo. Como já tinha aprendido na sua experiência anterior, começou a debater, na esperança de que, no devido tempo, sairia salva. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou:

“Há um canudo ali, nada até lá e sube pelo canudo”.

A mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se na sua experiência anterior de sucesso, continuou a  debater e a debater, até que, exausta afundou-se no copo cheio de água.
Quantos de nós, baseamo-nos em experiências anteriores, deixamos de reparar nas mudanças do ambiente e ficamos esforçarmo-nos para alcançar os resultados esperados até que afundamos na nossa própria falta de visão? Fazemos isto quando não conseguimos ouvir aquilo que quem está de fora da situação aponta-nos como solução mais eficaz e, assim, perdemos a oportunidade de “reenquadrar” a nossa experiência. Ficamos paralisados, presos aos velhos hábitos, com medo de errar.

Autor Desconhecido


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: