Jovens da IQC



O teu valor…

Um jovem diz ao seu professor:

Professor, venho aqui, porque me sinto tão pouca coisa, que não tenho forças para fazer nada. Dizem-me que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou parvo e muito idiota.

Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais? O professor sem olhar para ele, disse:

– Sinto muito meu jovem, mas não te posso ajudar. Devo primeiro resolver o meu próprio problema. Talvez depois. E fazendo uma pausa disse:

– Se tu me ajudares, poderei resolver este problema com mais rapidez e depois talvez te possa ajudar.

– …Claro, professor, gaguejou o jovem. Mas sentiu-se outra vez desvalorizado e hesitou em ajudar o professor.

O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e deu ao jovem dizendo:

– Vai até ao mercado. Tenho de vender esse anel porque tenho que pagar uma dívida.

É preciso que consigas pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vai e volta com a moeda o mais rápido possível.

O jovem pegou no anel e partiu. Mal chegou ao mercado começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel.

Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saíam sem sequer olhar para ele, e só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel.

Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas.

Depois de oferecer a jóia a todos os que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso, voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, livrando assim a preocupação do seu professor e assim podendo receber a ajuda e conselhos que precisava.

Entrou em casa do professor e disse:

– Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir 2 ou 3 moedas de prata, mas acho que não se deve enganar ninguém sobre o valor do anel.

– É muito importante que disseste jovem, respondeu sorridente.

– Devemos saber primeiro o valor do anel. Vai ao joalheiro.

Quem melhor para saber o valor exacto do anel? Diz-lhe que quero vender o anel e pergunta-lhe quanto dá por ele.

– Independentemente do quanto te ofereça não o vendas. Volta aqui com o meu anel.

O jovem foi até ao joalheiro e deu-lhe o anel para examinar. O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o anel e disse:

– Diz ao teu professor, que se ele o quer vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro por ele.

– 58 MOEDAS DE OURO!!!

Exclamou o jovem.

– Sim, replicou o joalheiro, eu sei que com tempo eu poderia oferecer cerca de 70 moedas, mas se a venda é urgente…

O jovem correu emocionado a casa do professor para contar o que ocorreu.

– Senta-te, disse o professor. E depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou disse:

– Tu és como esse anel: uma jóia valiosa e única. E tu só podes ser avaliado por um perito. Pensavas que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor???

E dizendo isto voltou a colocar o anel no dedo.

– Todos nós somos como esta jóia: valiosos e únicos … e andamos por todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem.

Ninguém pode te fazer sentir inferior sem teu consentimento“.

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” (Jesus)


Trackbacks & Pingbacks

Comentários

  1. * pebble says:

    Bonita história! é sempre bom recordar que somos únicos e irrepetíveis e que aí mesmo reside o nosso valor🙂

    Publicado 7 years, 9 months ago
  2. * thaysmara says:

    gostei do texto, muito bom msm.!

    Publicado 7 years, 2 months ago


Deixe uma Resposta

