Jovens da IQC



Preconceito

Preconceito é um conceito preconcebido sem fundamento.

Um conceito é, segundo o dicionário: Ideia, abstracção, opinião, reputação, sentença, máxima. Um conceito preconcebido é planeado levianamente, sem um sério fundamento. Para se ter uma opinião certa de uma coisa ou um conceito, precisamos de parâmetros para nos fundamentarmos ou sustentarmos as bases numa realidade objectiva e verdadeira, se não for assim, passa a ser tudo mentira e ao vir a verdade (que para nós, os salvos, é Cristo), logo a dissipa.

O conceito que o incrédulo tem das coisas difere de quem tem Cristo. O incrédulo não tem uma verdade objectiva como aquele que tem o seu fundamento em Cristo. Para o homem sem Cristo, tudo é relativo e por isso “salta” para aquilo que lhe convém, não se importa com os meios, mas dá valor aos fins. O fundamento moral, ético, e religioso do crente é sólido, e é baseado nos mandamentos de Deus.

O cristão toma as suas decisões e segue os mandamentos de Deus porque eles mostram o caminho de uma vida justa com sabedoria que agrada a Deus. Este versículo ilustra bem a base e as diretrizes do homem de Deus : (1 Co. 3:11; Cl. 2:2 e 3) “Porque ninguém pode lançar outro [fundamento], além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo… enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” O mundo está sem parâmetros e conceitos por não aceitar as coisas de Deus e porque vive na desobediência – (Ef. 2:2) “…segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de [desobediência]”.

Na verdade, muitos desconhecem o que significa “preconceito” e misturam este termo para poderem pedir uma suposta paz e liberdade para que possam praticar os seus actos pecaminosos ou coisas que não convém de uma forma onde ninguém pode reivindicar as bases da liberdade com responsabilidade no temor de Deus. A palavra de Deus diz: (1 Jo. 5:19; Rm. 12:1) “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro [jaz] no Maligno… E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Uma coisa é certa, as disposições internas provenientes do homem de Deussão lhe ditas pelo Espírito Santo diferentemente daquele que é filho deste mundo. Quando a pessoa passa pela regeneração através do Sangue de Cristo e por uma transformação da sua mente através do conhecimento da Palavra, automaticamente passa a conhecer o que é preconceito. Somos vítimas de preconceitos por aqueles que nos acusam de sermos preconceituosos, isto por não aceitarmos as práticas que são contra aquilo que Deus prescreveu para uma vida santa.

 

Mauro C. Graner


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: