Jovens da IQC



O mistério do mal!

“Como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.” Romanos 5:12

“Mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.” Romanos 5:20

 

A mesma pergunta repete-se sempre:
Como posso crer que Deus existe, quando há tanto mal e desordem neste mundo?

Mas se se fala do mal é porque admite-se a presença do bem e aceita-se a existência de uma lei moral que estabelece a diferença entre ambos. Essa lei moral subentende, pois, que alguém a instituiu, ou seja, o próprio Deus, a autoridade moral absoluta e Juíz de todos. Assim, sem Deus não há lei moral. Sem lei moral não há bem, e sem bem não há mal.

É certo que a presença do mal sempre atormentou os homens. Todas as tendências filosóficas fracassam quando querem descobrir o porquê da sua existência. Não relacionam o mal com a sua origem: o pecado, uma afronta a Deus. Ao contrário, quiseram encontrar no mal algo natural e normal. Porém não respeitam as Escrituras que, ao longo das suas páginas, exalta a perfeita bondade de Deus e denuncia a nocividade do mal.

O mal continua um doloroso mistério. Não somos chamados a explicar a sua origem, mas admirar a solução definitiva: o triunfo de Jesus Cristo na cruz, quando despojou “os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo” (Colossenses 2:15).
Mas, agora, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas” (Hebreus 2:8), porém somos chamados a contemplar a vitória da cruz e, mais importante ainda, a nos apropriarmos dela.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: